quarta-feira, 25 de março de 2009

Fundamentos da determinação dos salários

1. Tendo em consideração o indicador PIB per capita, abaixo, estima entre que países do Gráfico extraído do US Bureau of Labor Statistics (acima) se situaria Portugal.
Pela ordenação do PIB per capita Portugal encontra-se pior que a Coreia, mas melhor que o México. Podemos esperar que a mesma ordenação se verifique em termos de salários médios pagos por hora porque nos países onde o trabalho é mais produtivo podemos esperar remunerações mais elevadas.



2. Observando o Quadro 13.3 indica os dois sectores de actividade com:
a) menor salário médio;
Serviço Doméstica e Comércio a retalho.
b) maior salário médio.
Corretores de títulos e de mercadorias e Banca, Seguros e Imobiliário.




3. Explica o ponto de vista de Samuelson, que para “explicar as nítidas diferenças salariais entre sectores de actividade e indivíduos”, conclui pela necessidade de analisar as situações de “concorrência imperfeita no mercado de trabalho”.
Num mercado perfeitamente concorrencial, uma das hipóteses admitida é a da homogeneidade dos produtos, isto é, estes são indiferenciados ou padronizados. Se todos os empregos e todas as pessoas fossem iguais num mercado concorrencial puro, então os salários também seriam iguais. parante as nítidas diferenças salariais entre sectores de atividade e indivíduos Samuelson viu-se forçado a analisar a concorrência imperfeita nos mercados de trabalho.



4. Entre “lavadores de janelas” e “porteiros” qual é a actividade melhor remunerada? Justifica explicitando o conceito de diferenciais de compensação.
Os lavadores de janelas têm que ser melhores remunerados devido ao risco de escalar um arranha-céu. Para a generalidade dos indivíduos, capazes de lavar janelas e ser porteiros, mesmo que na primeira profissão pudessem ganhar mais, preferiam exercer a segunda. Esta escolha não é irracional, apenas evidencia um diferencial de compensação que reflecte as diferenças não monetárias entre as profissões. Evidentemente que é muito mais cómodo ser porteiro.



5. Um factor importante na justificação das diferenças salariais é a qualificação do trabalho. Define capital humano.
O termo capital humano designa o conjunto de capacidades e de conhecimentos úteis e com valor acumulado adquiridos pelas pessoas ao longo da sua vida, embora classicamente se destaquem o processo educativo e a formação profissional.



6. Observa a Figura 13.5. Refere-te à importância do (1) nível de escolaridade e dos (2) anos de experiência na determinação do nível de rendimento.
A Figura 13.5 mostra que o nível de rendimento sobe em função das (1) graduações académicas e dos (2) anos de experiência.



7. Na Figura 13.6 a curva Licenciados/secundário incompleto apresenta quocientes que se aproximam do dobro relativamente à curva Licenciados/secundário completo. Interpreta esta discrepância.
A distância entre licenciados/secundário incompleto é maior que entre licenciados/secundário completo. Como aprimeira curva apresenta quocientes que aproximam do dobro da segunda, isso significa que o secundário completo proporciona rendimentos que se aproximam do dobro dos auferidos por aqueles que têm o secundário incompleto.



8. “Cada dia na universidade é um investimento em capital humano”. Justifica.
Na economia actual as empresas estão a processar cada vez mais informação em vez de matérias-primas, acentuando-se a necessidade de qualificação do trabalho. As qualificações obtidas na Faculdade têm o seu valor intrínseco, mais além disso são um pré-requisito para o prosseguimento dos estudos, que cada vez se alongam mais, e para a obtenção de um emprego bem rapidamente, a educação prepara as pessoas para compreender e ganhar com as novas circunstâncias.



9. Mostra como o desenvolvimento das tecnologias da comunicação permite a alguns privilegiados auferirem de rendimentos astronómicos. Define o conceito de renda económica pura.
Graças ao progresso tecnológico estas aulas de Economia estão disponíveis não apenas para a tua turma, mas para todo o país. Se forem realmente interessantes tornar-se-ão referência no país porque a tecnologia o permite. Se isso suceder poderão ser adicionados anúncios ao site no sentido de o rentabilizar, oferecendo-me uma remuneração adicional. Esse excedente do salário relativamente às melhores às alternativas noutras actividades, é uma renda económica pura.
De um modo geral, a globalização da economia e o desenvolvimento das tecnologias de comunicação premiaram os indivíduos que se destacaram nas suas actividades, elevando de forma astronómica os rendimentos de alguns afortunadas. Isto está a suceder, porque graça às TIC o público de cada um passou a ser equacionado, por vezes, à escala planetária. Pense-se por exemplo num apresentador da CNN, Num actor/realizador de cinema, num cientista ou num guru da gestão.



10. “A principal razão para uma grande disparidade nos níveis salariais é que os mercados de trabalho são segmentados em grupos não concorrentes”. Esta segmentação é maior ao nível do pessoal qualificado ou do pessoal indiferenciado? Justifica.
A nível do pessoal indiferenciado, como todos estamos habilitados a varrer as ruas e lavar as escadas, por exemplo, até se pode admitir que o mercado de trabalho se aproxima do modelo concorrencial. Já quando aumenta a qualificação, os mercados ficam mais segmentados. Por exemplo, um médico precisa de 6 anos de formação genérica, mas a generalidade deles enveredam depois por diferentes especialidades com duração variável, de cerca de 3 anos. É evidente que um cardiologista não vai posteriormente concorrer com os pediatras nem com os oftalmologistas. Quanto maior for o investimento de um profissional na sua área, tanto mais "caro" lhe fica mudar para uma profissão diferente.



11. Mostra como a educação é um factor de mobilidade do trabalho, proporcionando novas oportunidades às pessoas, designadamente no caso dos imigrantes.
Quando chegam ao país os imigrantes concentram-se em determinadas actividades, desvalorizadas pelos nacionais, onde encontram mais facilmente amigos. Por exemplo, em Portugal alguns imigrantes foram empurrados para a construção civil, enquanto os outros imigrantes se concentram no comércio. Apredendo a falar português, e adquirindo uma educação formal que lhes permita uma integração plena na sociedade portuguesa poderão aspirar ao exercício de profissões diferentes e melhor remuneradas que as destinadas ao seu grupo de amigos restrito.




12. Explica em que consiste o desemprego clássico, representado na Figura 13.7.
Acima do nível salarial de equilíbrio, a oferta de emprego é maior que a procura. Esse excesso de pessoas que pretende emprego mas não encontra (desempregados) apenas porque o nível de salários está acima do nível de equilíbrio, designa-se desemprego clássico. O salário pode ter subido em resultado da actividade sindical ou de uma lei que estabelecesse aquele salário mínimo.
13.Indica o efeito tendencial da acção dos sindicatos sobre o nível de:
a) salários no sector sindicalizado;
Os salários no sector sindicalizado geralmente sobem comparativamente com o sector não sindicalizado.
b) salários no sector não sindicalizado;
Os salários no sector não sindicalizado geralmente descem comparativamente com o sector sindicalizado.
c) emprego no sector sindicalizado;
O nível de emprego no sector sindicalizado diminui, porque os empresários não contratarão tantos indivíduos após a subida dos salários.
d) emprego no sector não sindicalizado.
Aceitando salários mais baixos, aumentará o nível de emprego no sector não sindicalizado para compensar a redução do nível de emprego no sector sindicalizado.

Sem comentários: