quarta-feira, 11 de março de 2009

Estruturas de Mercado

A concorrência entre poucas empresas designa-se oligopólio. O caso particular de existirem apenas dois produtores designa-se de duopólio. Monopólio se existir um único produtor.


1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio. Quanto ao número de empresas a vender, em concorrência pura são muitas, em monopólio é apenas uma.
Quanto à dimensão das empresas, em concorrência pura são pequenas, enquanto no monopólio esta é grande.
Quanto ao produto admite-se que em concorrência pura as empresas produzem produtos similares, isto é com as mesmas características, indiferenciados.
Quanto ao domínio das empresas sobre os preços, este é impensável em concorrência pura, mas será o aspecto mais negativo apontado ao monopólio.




2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.As quatro hipóteses são:
a) As empresas vendem um produto padronizado (homogéneo ou indiferenciado);
b) As empresas são aceitantes de preços, isto é, nenhuma tem poder para os influenciar.
c) Os factores de produção são perfeitamente variáveis a longo prazo;
d) As empresas e os consumidores têm informação perfeita.





3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.
a) As empresas vendem um produto padronizado: Não há substitutos perfeitos para quem conhece bem os produtos. Quem aprecia cerveja distingue uma SUPER BOCK ou uma CARLSBERG de uma SAGRES. Para quem não gosta de cerveja, provavelmente serão iguais.

b) As empresas sâo aceitantes de preços, isto é, nenhuma tem poder para os influenciar: Esta condição é provavelmente satisfeita no mercado da "bica", visto que podemos optar entre numerosos cafés. Noutros sectores de actividade, portugal é um país tão pequeno que para as empresas terem dimensão suficiente para se manterem no negócio, facilmente adquirem
capacidade para influenciar os preços, porque são poucas em cada ramo de actividade.

c) Os factores de produção são prefeitamente variaveis a longo prazo: A mobilidade do trabalho é particularmente inverosímil, porque as pessoas vivem condicionadas pela sua cultura.

d) As empresas e os consumidores têm informação perfeita: Muitos continuam a achar que "o segredo é alma do negócio", ocultando deliberadamente informação. O mundo é complexo e existem inevitavelmente muitos aspectos sobre os quais a informação nos espaca.



4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolista associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.
A Situação A representa a concorrrência porque as empresas são aceitantes de preços. Dada a sua reduzida dimensão conseguem vender toda a produção ao preço estabelecido no mercado, mas se aumentarem o preço um cêntimo deixam vender, porque os consumidores irão optar por outros vendedores. portanto as empresas em concorrência enfrentam uma curva da procura que tem a configuração de uma recta horizontal.
A Situação B representa a concorrência monopolista, em que cada produtor vende um produto que difere um pouco do vendido pelos competidores. Se a empresa subir o preço, diminuirá os negócios em benefício dos seus concorrentes; não perderá, porém, todos os seus clientes só porque o seu preço é mais elevado que deles. É que a diferenciação do produto em relação aos concorrentes fará com que algumas pessoas os prefiram aos outros, apesar do seu preço um pouco mais alto. Quanto mais diferenciado for o produto relativamente aos seus conpetidores, menor será a elasticadade da curva da procura, traduzindo-se graficamente na sua maior inclinação.

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