quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Teoria elementar da procura

1. Distingue volume da procura de quantidade adquirida ou quantidade realmente comprada e vendida.
Volume da procura é uma quantidade desejada e é quantidade que os consumidores desejam comprar, não necessariamente a que eles compram efectivamente.
A expressão volume da procura para as compras desejadas, e expressões como QUANTIDADE ADQUIRIDA ou QUANTIDADE REALMENTE COMPRADA E VENDIDA para as compras reais.


2. “O volume da procura é um fluxo”. Explicita o significado desta afirmação.
O volume da procura é um fluxo: não é uma compra isolada que nos ocupamos, mas sim de fluxo contínuo de compras.


3. Indica as variáveis de que depende o volume da procura, explicitadas por Lipsey na função da procura.
- o preço do produto e todos os outros produtos
- o rendimento familiar
- os gostos da família


4. Explica por que razão o volume da procura varia inversamente com o preço do bem.
No caso de quase todos os produtos, a sua procura pelas famílias aumenta à medida que o seu preço baixa, permanecendo constantes o rendimento, gostos e todos os outros preços.



5. Explica como se chega à curva da procura a partir da função procura.
A curva da procura mostra a quantidade que os consumidores desejam comprar a cada preço.



6. Interpreta a inclinação descendente da curva da procura.
A sua inclinação descendente indica que quanto mais baixo for o preço maior será a quantidade que a família deseja comprar.

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