quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Teoria elementar da oferta

1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.A Oferta de um produto é a quantidade que os produtores podem e querem pôr à venda. Tal como a procura, a oferta mede quantidades desejadas, e mede - as em termo de fluxo: tanto por dia, por semana, por mês e por ano.




2. Verifica que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.A oferta de um produto depende do objectivo das empresas: se o objectivo dos produtores foram vender o máximo possível, mesmo à custa de alguns lucros, o produto vende - se - á muito mais do que se eles pretenderem obter o máximo de lucro.




3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.A oferta de um produto depende do seu preço: ceteris paribus, quanto mais elevado for o preço de um produto, mais rendosa será a sua produção. Esperamos, por isso, que, quanto mais alto for o preço, maior será a oferta.




4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.A oferta de um produto depende dos preços de todos os outros: em geral, o aumento de preço dos outros produtos torna relativamente menos atractiva a produção daquele cujo preço não sobe.




5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento. Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica.A oferta de um produto depende do preço dos factores de produção: o aumento de preço de um factor de produção provocará grande aumento do custo de produção dos produtos que utilizarem em grande escala aquele factor, mas somente um aumento reduzido do custo de produção dos que dele precisarem em pequena escala.



6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção.A oferta de um produto depende do estado da tecnologia : o aumento enorme
7Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta.


8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.



9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.



10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.




11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.

Sem comentários: