quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Multinacionais ou Empresas Transnacionais (ETN)

1. Explique por que é que a expressão "ETN" é mais correcta, apesar se utilizar mais frequentemente "multinacionais".
Porque a expressão "ETN" significa empresas transnacionais, pois tem significado mais nacional do que multinacional.

2. Distingue economias verticais à escala de economias horizontais à escala.
Economias verticais à escala: resultam o aumento da dimensão, significa aumento de produção da empresa.
Economiax horizontais à escala: com uma direcção única, pode gerir diferentes unidades.

3. As barreiras culturais são algum obstáculo que dificulte o desenvolvimento das ETN? Justifique.
Transnacionalização da produção: A actividade produtiva é segmentada e cada segmento é instalado num determinado país, em função das vantagens competitivas que ofereça. O mesmo se verifica a nível dos processos de produção, parcelizados em diferentes subprocessos, localizados nos países que ofereçam os melhores níveis de rendibilidade.
sim, porque podem criar obstáculos imprevisíveis, como empresas estabelecem fábrica no mundo.

4. Refira-se à transnacionalização da produção como meio para o exercício de pressões políticas pelas ETN.

Acerca da OMC

1. Traduz o texto acima. (Nota: Utiliza a Ferramenta de Idiomas no http://www.google.com/)
Sobre a OMC - Declaração do Director-Geral A Organização Mundial do Comércio - OMC - é a organização internacional cujo objetivo principal na abertura do comércio para todos. A OMC é um fórum para a negociação de acordos destinados a reduzir as barreiras ao comércio internacional e garantir condições iguais para todos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento econômico. Da mesma forma, a OMC prevê um quadro jurídico e institucional para a implementação e monitorização destes acordos e resolver os litígios que possam surgir em sua interpretação e aplicação. Atualmente, o conjunto de acordos comerciais da OMC abrangendo 16 diferentes acordos multilaterais (que fazem parte de todos os membros da OMC) e dois diferentes acordos multilaterais (em que apenas alguns membros da OMC).
Ao longo dos últimos 60 anos, a OMC, criada em 1995 e sua organização antecessor, o GATT, ajudaram a criar um sistema internacional de comércio forte e próspero, que tem contribuído para a obtenção de um crescimento económico global sem precedentes . A OMC tem agora 153 membros, dos quais 117 países ou territórios aduaneiros distintos em desenvolvimento. As atividades da OMC são apoiados por um Secretariado, constituído por cerca de 700 funcionários liderada pelo director-geral da OMC. A sede da Secretaria, em Genebra (Suíça) e tem um orçamento anual de aproximadamente 200 milhões de francos suíços (180 milhões de dólares E.U., 130 milhões de euros). As três línguas oficiais da OMC são Espanhol, Francês e Inglês.
Em geral, as decisões da OMC são tomadas por consenso de todos os membros. O corpo institucional ao mais alto nível é a Conferência Ministerial, que atende aproximadamente a cada dois anos. Um Conselho Geral dirige as atividades da Organização, nos intervalos entre as reuniões da Conferência Ministerial. Ambos os organismos são compostos de todos os membros. Eles são responsáveis pela gestão e acompanhamento da execução por membros dos acordos da OMC vários órgãos subsidiários especializados (conselhos, comissões e subcomissões), também composto por todos os membros.
Especificamente, as principais atividades da OMC são:
- Negociação de redução ou eliminação das barreiras comerciais (tarifas de importação ou outras barreiras comerciais) e os acordos sobre as regras que regem o comércio internacional (por exemplo, nas áreas de direitos anti-dumping, subsídios , normas de produtos, etc.)
- Administração e acompanhamento da execução das regras acordadas da OMC para regular o comércio de bens e serviços e os aspectos dos direitos de propriedade intelectual relacionados ao comércio;
- Acompanhamento e revisão das políticas comerciais dos seus membros e garantir a transparência nos acordos comerciais bilaterais e regionais;
- A resolução de litígios entre os deputados a respeito da interpretação e aplicação dos acordos;
- Reforçar a capacidade dos funcionários públicos nos países em desenvolvimento em questões relacionadas ao comércio internacional;
- Contribuir para o processo de adesão dos 30 países que ainda não são membros da Organização; - Estudos Económicos e de recolha e divulgação de dados do comércio em apoio às outras actividades principais da OMC;
- Explicar e divulgação de informações sobre a OMC, a sua missão e actividades.
Os princípios orientadores e à OMC continuam a abertura das fronteiras, garantindo o princípio da NMF e não de tratamento discriminatório entre os membros eo compromisso com a transparência em suas atividades. A abertura dos mercados nacionais ao comércio internacional, com exceções justificáveis ou com a flexibilidade adequada, promover e apoiar o desenvolvimento sustentável, melhorar o bem-estar das pessoas, reduzir a pobreza e promover a paz e a estabilidade. Ao mesmo tempo, a abertura dos mercados deve ser acompanhado por políticas nacionais e internacionais que contribuem para um crescimento económico e desenvolvimento, em consonância com as necessidades e aspirações dos membros individuais. Fonte: OMC.



2. Refere três das actividades desenvolvidas pela OMC.
- Negociação de redução ou eliminação das barreiras comerciais (tarifas de importação ou outras barreiras comerciais) e os acordos sobre as regras que regem o comércio internacional (por exemplo, nas áreas de direitos anti-dumping, subsídios , normas de produtos, etc.)
- Administração e acompanhamento da execução das regras acordadas da OMC para regular o comércio de bens e serviços e os aspectos dos direitos de propriedade intelectual relacionados ao comércio;
- Acompanhamento e revisão das políticas comerciais dos seus membros e garantir a transparência nos acordos comerciais bilaterais e regionais;


3. Identifica os princípios orientadores da OMC.
promover e apoiar o desenvolvimento sustentável, melhorar o bem-estar das pessoas, reduzir a pobreza e promover a paz e a estabilidade

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Processo de integração económica

1. Indica os seis níveis do processo de integração económica propostos por Bela Balassa.

1-Zona prefencial do comércio.

2-Zona do comércio livre.

3-União aduaneira.

4-Mercado comum.

5-União económica e monetária.

6-União política.





2. Caracteriza cada um dos níveis acima referidos e apresenta exemplos.

1-Diversos países concedem-se mutualmente certas vantagens aduaneiras.

2-Diversos países concedem-se mutualmente certas vantagens aduaneiras tendo em vista abulir as barreiras alfaglegarias entresi.

Contudo cada país metem a sua pauta aduaneira e o seu regime de comercial dos países.

3-Verifica-se a livre circulação dos produtos entre membros de união. Quando a terceiros países é aplicada uma pauta exterior comum.

4-Além de livre circulação dos produtos tambem livre circulação de serviços, pessoas e capitais.

5-Além do mercado comum política económica e sociais comuns.

6-Os países passam a ter um governo comum. Estados Unidos da europa. Será o futuro da união europeia nas respectativas dos europaistas.







3. Verifica que o grande objectivo do processo de integração económica na Europa foi a paz, e doutra forma não seria possível alcançar o desenvolvimento económico de que desfrutamos hoje. Copia os títulos associados a cada década da construção europeia.







4. Justifica o insucesso relativo de outras experiências de integração quando comparadas com a europeia.
A união europeia é uma comunidade grande, pois tem alguns países com nível de indústria alta, tem muitas vantagens no sector secundária e terceira.
Ex: produção de automóvel, computador e aparelhos alta tecnologico.
Quando se compara entre união europeia e outras comunidades,


Encontramo-nos, ninguém ignora, num momento crucial da construção europeia. or um lado, a União Europeia prepara-se para efectuar o seu maior alargamento de sempre. Por outro, prossegue o propósito de se aprofundar, chamando a si o exercício de competências até agora consideradas do domínio reservado e exclusivo das soberanias nacionais. Penso na política externa, na defesa e na justiça e assuntos internos. Presidente da República, Jorge Sampaio, 28 de Junho de 2002





5. Distingue alargamento de aprofundamento.
Alargamento: ideia de uma comunidade que tem entrado muitos países.
Profundamento: ideia de desenvolver um conjunto relativamente maior de políticas comuns em diferentes areas



6. Discute em que medida o processo de integração económica significa "perda de soberania".