quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Teoria elementar dos preços

1. Por que razão há somente um ponto onde o volume da procura é igual ao volume da oferta?
Uma vez que a curva da procura desce e a da oferta sobe em toda a sua extensão, há somente
um preço, 60 libras neste caso, em que o volume da procura é igual ao da oferta.



2. Define excesso da oferta.
Quanto mais alto for o preço, maio será o excesso da oferta.



3. Define excesso da procura.
Quanto mais baixo for o preço, maior será o excesso de procura.


4. “Os preços baixam quando há excesso da oferta”. Explica o comportamento dos:
a) produtores
Os produtores, ao verem que não conseguem vender alguns dos seus produtos, podem começar a pedir por eles preços mais baixos.
b) compradores
Os compradores, ao observarem o excesso de produtos por vender, podem começar a oferecer preços mais baixos. Por um ou pelos dois motivos, os preços baixam.



5. “Os preços sobem quando há excesso da procura”. Explica o comportamento dos:
a) produtores
Os produtores, podendo dispor de maior quantidade de bens do que a sua produção total, podem começar a pedir preços mais altos pelo que produziram. por um ou pelos dois motivos, os preços sobem, quando a procura excede a oferta.
b) compradores
Os compradores, que não conseguem ver satisfeitos todos os seus pedidos, podem começar a oferecer preços mais altos, num esforço para obter maior quantidade dos bens disponíveis.



6. Define preço de equilíbrio.
É o preço em que se igualam o volume da oferta e o da procura.



7. Observa a figura 7.7. Indica as causas susceptíveis de justificar:
a) um aumento da procura
-aumento do rendimento;
-aumento do preço de um sucedâneo;
-baixa do preço de um complementar;
-mudança de gosto em favor desse produto.
b) uma redução da procura
-diminuição do rendimento;
-baixa do preço de um sucedâneo;
-subida de preço de um complementar;
-mudança dos gostos em desfavor desse produto.



8. Observa a figura 8.3. Indica as causas susceptíveis de justificar:
a) um aumento da oferta
-Progresso tecnológico;
-Baixa no preço de outros artigos;
-Baixa no preço dos factores de produção utilizados na fabricação do produto.
b) uma redução da oferta
-Retrocesso da técnica(improvável);
-Aumento do preço de outros produtos;
-Aumento do preço dos factores de produção utilizados na fabricação do produto;
-Certos tipos de mudança nos objectivos dos produtores.





9. Ilustra no Paint - grava a imagem no ambiente e trabalho em formato GIF e carrega-a para o teu blogue - a "lei" da oferta e da procura correspondente ao teu grupo.






II - Diminuição da procura - Grupos A, D e GIII - Aumento da oferta - Grupos B e EIV - Diminuição da oferta - Grupo C e F

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Teoria elementar da oferta

1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.A Oferta de um produto é a quantidade que os produtores podem e querem pôr à venda. Tal como a procura, a oferta mede quantidades desejadas, e mede - as em termo de fluxo: tanto por dia, por semana, por mês e por ano.




2. Verifica que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.A oferta de um produto depende do objectivo das empresas: se o objectivo dos produtores foram vender o máximo possível, mesmo à custa de alguns lucros, o produto vende - se - á muito mais do que se eles pretenderem obter o máximo de lucro.




3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.A oferta de um produto depende do seu preço: ceteris paribus, quanto mais elevado for o preço de um produto, mais rendosa será a sua produção. Esperamos, por isso, que, quanto mais alto for o preço, maior será a oferta.




4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.A oferta de um produto depende dos preços de todos os outros: em geral, o aumento de preço dos outros produtos torna relativamente menos atractiva a produção daquele cujo preço não sobe.




5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento. Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica.A oferta de um produto depende do preço dos factores de produção: o aumento de preço de um factor de produção provocará grande aumento do custo de produção dos produtos que utilizarem em grande escala aquele factor, mas somente um aumento reduzido do custo de produção dos que dele precisarem em pequena escala.



6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção.A oferta de um produto depende do estado da tecnologia : o aumento enorme
7Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta.


8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.



9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.



10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.




11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Teoria elementar da procura

1. Distingue volume da procura de quantidade adquirida ou quantidade realmente comprada e vendida.
Volume da procura é uma quantidade desejada e é quantidade que os consumidores desejam comprar, não necessariamente a que eles compram efectivamente.
A expressão volume da procura para as compras desejadas, e expressões como QUANTIDADE ADQUIRIDA ou QUANTIDADE REALMENTE COMPRADA E VENDIDA para as compras reais.


2. “O volume da procura é um fluxo”. Explicita o significado desta afirmação.
O volume da procura é um fluxo: não é uma compra isolada que nos ocupamos, mas sim de fluxo contínuo de compras.


3. Indica as variáveis de que depende o volume da procura, explicitadas por Lipsey na função da procura.
- o preço do produto e todos os outros produtos
- o rendimento familiar
- os gostos da família


4. Explica por que razão o volume da procura varia inversamente com o preço do bem.
No caso de quase todos os produtos, a sua procura pelas famílias aumenta à medida que o seu preço baixa, permanecendo constantes o rendimento, gostos e todos os outros preços.



5. Explica como se chega à curva da procura a partir da função procura.
A curva da procura mostra a quantidade que os consumidores desejam comprar a cada preço.



6. Interpreta a inclinação descendente da curva da procura.
A sua inclinação descendente indica que quanto mais baixo for o preço maior será a quantidade que a família deseja comprar.
1. Distingue volume da procura de quantidade adquirida ou quantidade realmente comprada e vendida.



2. “O volume da procura é um fluxo”. Explicita o significado desta afirmação.



3. Indica as variáveis de que depende o volume da procura, explicitadas por Lipsey na função da procura.



4. Explica por que razão o volume da procura varia inversamente com o preço do bem.



5. Explica como se chega à curva da procura a partir da função procura.



6. Interpreta a inclinação descendente da curva da procura.